Bournemouth
Bournemouth é uma cidade do condado de Dorset, Inglaterra.
Localizada a cerca de 170 quilômetros a sudoeste de Londres e no litoral sul do país, faz parte de uma conurbação com as cidades de Poole e Christchurch, a sua população é de 383.713 habitantes.
Juntamente com Brighton, Bournemouth disputa o posto de melhor praia do litoral sul da Inglaterra. Por esbanjar qualidade de vida e muitas belezas naturais em seus 11 km de orla, tem atraído muitos brasileiros para morar e estudar.
A apenas 90 minutos de trem de Londres, esta cidade praiana também é um grande centro estudantil internacional, com universidades e cursos variados, além de escolas de inglês para estrangeiros. Como consequência direta do burburinho acadêmico, a vida noturna e cultural é das mais intensas. No verão, o balneário fica bombado de visitantes, que desfrutam de uma boa infraestrutura hoteleira, de restaurantes e entretenimento.
Lá é para se sentir e ficar à vontade. Em plena segunda-feira, muitos vão à praia. Nem que seja depois do expediente ou das aulas. Moradores e turistas andam despojados, adoram relaxar em belos jardins e são adeptos dos esportes aquáticos. Por ser impecavelmente limpa, segura e arborizada, lembra até uma cidadezinha de interior. Os que vão conhecer Bournemouth pela primeira vez, invariavelmente, não querem mais ir embora.
Cultura
Praia cosmopolita e estudantil, Bournemouth oferece um atrativo roteiro cultural, que engloba teatros, cinemas, shows, salas de concerto, museus e construções históricas, como igrejas, catedrais e castelos.
Os principais locais de entretenimento são o Bournemouth International Center (BIC) e o Pavilion Theatre. Esse megacomplexo recebe espetáculos ao vivo de música clássica, rock e pop, peças variadas, balé e até shows de patinação e dança no gelo. A caminho da área da praia, o teatro do píer lota durante o verão. Enquanto em Poole Beach, a LightHouse exibe uma programação de alta qualidade em teatro, performances ao vivo e filmes.
Do palco às exposições, reserve um dia para uma verdadeira viagem no tempo e confira a galeria de arte e museu Russell-Cotes. O lugar conta um pouco da história local e ostenta um acervo eclético com relíquias do mundo todo.
Outra tradição cultural na cidade beira-mar é o Bournemouth Air Festival. Realizado sempre em agosto, trata-se do maior evento de aviação livre do Reino Unido. Reúne mais de um milhão de pessoas num verdadeiro show para ficar (ou pelo menos se imaginar) nas nuvens.
Comida
O rango em Bournemouth está longe de ser o trivial. Mais de 250 restaurantes e bistrôs espalham-se à beira-mar e pelo centro da cidade. A gastronomia é universal naquelas bandas. Têm desde os típicos pratos ingleses, como peixe com batatas, à comida mexicana, indiana, japonesa, grega, tailandesa, italiana, francesa, espanhola, japonesa, chinesa, vegetariana, frutos do mar (o marisco fresco é consumido aos montes), pizza e até (acredite!) pratos brasucas de churrasco e feijoada.
O chinês Ocean Palace, o contemporâneo Highcliff Grill, o descolado Aruba Restaurant & Bar, no píer, e o italiano Amaretto são algumas boas sugestões para comer fora. Não deixe ainda de participar da tradição do chá da tarde em um dos vários cafés e hotéis. Se não quiser tomar propriamente o digestivo, deguste um bolo, um capuccino ou até um sanduba.
Noite
A excitante vida noturna é um dos grandes chamarizes desta cidade-praia. Repleta de estudantes, Bournemouth está no circuito de muitas bandas tops e DJ’s internacionais que fazem bombar os diversos bares, pubs e nigth clubs existentes. A maioria das baladas fica no centro. Da Old Christchurch Road a Lansdowne e até a orla, há picos para todas as idades, inclusive para menores de 18 anos. Aí, para esse público, a pedida é de coquetéis sem álcool.
A conhecida área do triângulo de Bournemouth dispõe de uma seleção de bares de vinho e de boates e cabarés gays. Muitos dos hotéis do balneário também organizam entretenimento noturno, com festas, shows e jantares dançantes abertos não só aos hóspedes.
Os brasileiros, por sua vez, costumam se reunir às terças no Berlins, pub com música inglesa e ingresso barato. E dá para acreditar que uma vez por mês acontece lá uma famosa festa brasuca? É a Sounds of Brazil. Um evento “arretado” de muita música ao vivo, DJs, bebidas típicas, sendo frequentado por brasileiros de todo o Reino Unido. Mistura pop-rock, com eletrônico e samba. Imperdível!
Passeios
Há tantas coisas para se fazer e curtir em Bournemouth. Mas, vá com calma e sem pressa. Que tal começar por um tranquilo passeio pelos píeres – há mais de um e em alguns deles rola até uma bonita queima de fogos às sextas-feiras. Com um rolê de trem mais completo, é possível explorar toda a quilométrica orla.
Depois, tire um lazer em um dos muitos parques e jardins, locais propícios para piquenique. Não à toa, o balneário é conhecido como “Jardim à beira-mar”.
Nas praias, jogue-se no mar e pratique uma das opções de esportes aquáticos. Se ficar na areia, saiba que Bournemouth também inventou a cabana de praia, em 1908, e até hoje aluga aos banhistas a barraca mais antiga do mundo.
Lá, os surfistas predominam. Na praia de Boscombe, foi criado o primeiro recife artificial de surfe da Europa. baloon_180Formado por 55 sacos gigantes de areia e do tamanho de um campo de futebol, o lugar gera ondas naturais, como se fosse uma rampa e não por máquinas. E a água não tem cor de piscina. É salgada mesmo!
Mas, se preferir uma piscininha, o Go Swimming é um concorrido complexo de natação e parque aquático para crianças e adultos. São igualmente programas incríveis visitar o aquário Bournemouth Oceanarium, na West Promenade, e se aventurar pelos ares no Bournemouth Eye, um balão que rende uma vista panorâmica da cidade e de mais de 60 km das redondezas. Quadras de tênis, boliche na grama, ciclovias e rinques de patinação públicos completam o circuito de atrações. Tudo gratuito!
Transporte
Por ser relativamente pequena, Bournemouth te dá a escolha de alugar ou até comprar uma “magrela” para pedalar. Tudo é muito perto e vizinho um do outro: praia, praças, escolas, lojas, restaurantes, parques. Você poderá passear pela avenida beira-mar, pelo píer e até pegar a balsa de bike ou a pé, se quiser.
Além de um ótimo serviço de táxi e de boas opções para alugar carro, a cidade possui uma rede de ônibus muito eficiente e barata, com linhas que circulam em vias exclusivas e até de madrugada, na busca dos baladeiros a cada meia hora. Aprecie a vista do amanhecer pela janelinha do busão e cuidado para não dormir no ponto!
Compras
Os melhores lugares para se fazer compras em Bournemouth estão nas ruas do centro, cheias de lojas (de lembrancinhas a de departamentos), cafés, butiques, joalherias e shoppings. Tudo pode ser feito a pé na região e, para chegar lá, o transporte é de fácil acesso.
Conhecido como “A Vila”, Westbourne is an elegant district of Bournemouth located on the way to Poole and known affectionately as “The Village”. o elegante bairro Westbourne oferece um mix de especialistas em design, beleza e lojas de delicatessens. Com mais de um século de história, Boscombe é outro distrito que deve ser explorado para garimpar um bom presente ou barganha. Suas vias exclusivas para pedestres destacam-se pelas lojas de antiguidades ao longo do Christchurch Road, o mercado de rua aberto às quintas-feiras e sábados.
Já no shopping Castlepoint & Castlemore, também a céu aberto, moram as principais lojas de marca, e a apenas cinco quilômetros de downtown. A dica é: andar, andar e comprar, comprar.
Informações Gerais
* Idioma: Inglês
* Moeda: Libra esterkina
* Fuso: + 3h
* Voltagem: 240V AC, 50HZ
* Clima: O clima em Bournemouth é temperado, sendo o verão (de julho a setembro) a melhor época para aproveitar as belezas da cidade.
http://www.ci.com.br/guia-mundo/especial-cidades.bournemouth
I am
- Nay
- Fiz este blog com o intuito de relatar coisas sobre um dos meus sonhos, meu Intercâmbio, que agora esta se realizando...
1 comentários:
Amei a descrição.
Postar um comentário